O governador do Estado do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, concedeu, quarta-feira (23) a medalha Negrinho do Pastoreio à Renée France de Carvalho, companheira de sonhos e de tantas lutas de Apolônio de Carvalho. Apolônio e Renée preencheram com um significado extraordinário suas trajetórias de vida. Ousaram viver a plenitude de sua humanidade, assim como tantos outros que lutaram ao seu lado. Vidas repletas de sentido.
Artigo de Vinícius Wu (*)
Inicio esse breve artigo com uma afirmação que soará desmedida, quem sabe até provocativa para alguns, mas que me parece um tanto obvia. Apolônio de Carvalho representa para a história brasileira o mesmo que Garibaldi representa para a Itália ou Charles De Gaulle para a França. Tal afirmação, no entanto, dificilmente encontrará respaldo em alguma obra de sucesso da historiografia nacional. Afinal, o óbvio nem sempre adquire força suficiente para tornar-se consenso.
Mas embora nossa historiografia não reconheça – e não será difícil compreender os motivos – talvez a celebração do centenário de Apolônio nos abra a possibilidade de rompermos a cortina de silêncio e cinismo que a historiografia oficial reserva até aqui à figura quase mítica desse brasileiro singular.
Comemorando os 100 anos de nascimento de Apolonio de Carvalho - 9 de fevereiro de 1912
quinta-feira, 31 de maio de 2012
quarta-feira, 30 de maio de 2012
Governo do RS concede Medalha Negrinho do Pastoreio a militante francesa
A escritora e militante política Renée France de Carvalho recebeu, na última quarta-feira (23), no Palácio Piratini, a Medalha Negrinho do Pastoreio, a mais alta distinção do governo gaúcho.
Governador do RS entregou honraria à Renée de Carvalho |
Foto: Caco Argemi / Palácio Piratini
Do site Sul21
terça-feira, 29 de maio de 2012
"Uma vida de luta" por Renée Carvalho
Com o apoio da Fundação Perseu Abramo, o PT/RS encerrou as homenagens aos 100 anos de Apolônio de Carvalho, que entre tantas lutas, é um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores, na noite de quinta-feira (25/5). A homenagem teve seção de autógrafo de Dona Renée de Carvalho autora do Livro “Uma vida de lutas” e exibição do documentário “Vale a pena Sonhar”, da jornalista Stela Grisotti, que conta a trajetória da vida militante de Apolônio.
O Teatro Dante Barone foi palco de celebração à figura política que dedicou seus 93 anos de vida na luta pela liberdade. O documentário mostra a trajetória deste “Herói de três Nações”, título que ostenta Apolônio de Carvalho, por ter lutado contra Francisco Franco na Guerra Civil Espanhola, nas Forças Francesas da resistência contra a ocupação alemã, na 2ª Guerra e, contra a ditadura militar no Brasil.
As homenagens aconteceram desde quarta-feira (24), no Grande Expediente
da Assembleia Legislativa promovido pelo deputado Raul Pont e com a
companheira de Apolônio, Dona Renée France de Carvalho recebendo a
Medalha Negrinho do Pastoreio do governador Tarso Genro.
A exposição “A trajetória de um libertário” de fotos, documentos e texto da vida de Apolônio de Carvalho, no saguão da Assembleia toda semana de 18 a 24 de maio, também marcou as homenagens.
A exposição “A trajetória de um libertário” de fotos, documentos e texto da vida de Apolônio de Carvalho, no saguão da Assembleia toda semana de 18 a 24 de maio, também marcou as homenagens.
segunda-feira, 28 de maio de 2012
Raul Pont homenageia o centenário de Apolônio
Homenagem a Apolônio de Carvalho na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.
quarta-feira, 23 de maio de 2012
Hoje na ALERGS
A exposição "Apolonio de Carvalho - A trajetória de um Libertário” fica em cartaz até 24 de maio na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Montada com curadoria de Stela Grisotti e Rudi Böhm (também diretores do documentário "Vale a Pena Sonhar" sobre a vida de Apolonio), conta com documentos políticos, textos, fotos e cartazes que retratam a vida de Apolonio desde a infância em Corumbá (MS), passando pelos principais acontecimentos políticos e sociais do século XX, como a Insurreição de 1935, a Guerra Civil Espanhola, a Resistência Francesa contra o nazismo, a luta contra a ditadura militar, o exílio, a anistia e a reconstrução democrática no Brasil.
Será exibido o filme "Vale a pena sonhar" dentro da programação gaúcha, e lançado o livro "Renée France de Carvalho - Uma vida de lutas", escrito por Marly Vianna, René Louis e Ramón Peña Castro e editado pela Editora Fundação Perseu Abramo.
Será exibido o filme "Vale a pena sonhar" dentro da programação gaúcha, e lançado o livro "Renée France de Carvalho - Uma vida de lutas", escrito por Marly Vianna, René Louis e Ramón Peña Castro e editado pela Editora Fundação Perseu Abramo.
terça-feira, 22 de maio de 2012
segunda-feira, 21 de maio de 2012
Congresso da CUT/MS homenageia Apolônio de Carvalho
O 9º Cecut - Congresso Estadual da CUT (Central Única dos Trabalhadores) de Mato Grosso do Sul -, que homenageia o centenário de Apolônio de Carvalho, militante político histórico, começou na tarde do dia 17 em Campo Grande, na sede da FETEMS, e ocorreu durante os dias 17,18 e 19 de maio.
As atividades se iniciaram com o "Encontro das mulheres da CUT sobre paridade". No início da noite aconteceu a abertura oficial do evento, com a participação de dirigentes sindicais, como o presidente da FETEMS, Roberto Magno Botareli Cesar, e lideranças políticas, como o deputado federal e ex-presidente da Federação, Antônio Carlos Biffi. Na oportunidade foi exibido um vídeo em homenagem ao nascimento de Apolônio Carvalho.
Além da diretoria da FETEMS, dirigentes sindicais dos SIMTED’s (Sindicatos Municipais dos Trabalhadores em Educação) de Jardim, Dourados, Ponta Porã, Terenos e Caarapó também participaram do Congresso.
sábado, 5 de maio de 2012
quinta-feira, 3 de maio de 2012
Livro de Renée de Carvalho será lançado em Belo Horizonte
A Fundação Perseu Abramo e a Associação dos Amigos do Memorial da Anistia promovem o lançamento do livro Renée France de Carvalho - Uma vida de lutas, de Marly Vianna, René Louis de Carvalho e Ramón Peña Castro, em Belo Horizonte. Além de Renée, estarão presentes Nilmário Miranda, presidente da FPA e Raul de Carvalho, filho de Renée e de Apolônio de Carvalho. O evento acontece no CREA-MG, no dia 7 de maio, às 19hs.
No livro, Renée registra sua história de luta pela democracia e a vida em comum com um dos mais reconhecidos militantes da esquerda brasileira - Apolônio de Carvalho, com quem viveu por 62 anos, até a morte dele em 2005.
O lançamento será realizado em parceria com CREA-MG, ONG Contato, Comissão de Direitos Humanos OAB-BH, Comissão da Verdade da OAB-MG, liderança da bancada do PT na Assembleia Legislativa de Minas Gerais e mandato do vereador Tarcisio Caixeta.
Endereço: CREA-MG - Av. Álvares Cabral, 1600 - Bairro Santo Agostinho.
Informações: Fundação Perseu Abramo - (31) 3297.9063/(31) 9805.2190, com Michelle Guimarães.
Por Redação FPA
Endereço: CREA-MG - Av. Álvares Cabral, 1600 - Bairro Santo Agostinho.
Informações: Fundação Perseu Abramo - (31) 3297.9063/(31) 9805.2190, com Michelle Guimarães.
Por Redação FPA
Assinar:
Postagens (Atom)