sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

No Rio de Janeiro, PT comemora aniversário e
homenageia Apolonio

Placa do viaduto
Apolonio de Carvalho em Niterói, RJ
O Partido dos Trabalhadores do Estado do Rio de Janeiro, comemorou, na segunda feira 13 de fevereiro, seu trigésimo segundo aniversário. Nessa comemoração, também, o grande homenageado foi Apolônio de Carvalho, que completaria cem anos este mês. O auditório do Sindicato dos Metalúrgicos estava completamente lotado pela militância . Quase todos os oradores homenagearam Apolônio em suas falas. Benedita da Silva, que falava em nome das mulheres do PT, saudou particularmente Renée de Carvalho, repetindo as palavras carinhosas que Lula dissera no texto que enviou a Brasília.
Ao final do ato, a deputada Inês Pandeló leu um texto de
homenagem a Apolônio e o presidente do PT fluminense, Jorge Florêncio, acompanhado do Ministro Luiz Sérgio, presentearam a família com uma placa falando da importância de Apolônio para o PT e do carinho dos militantes por Apolônio. Renée agradeceu, muito emocionada. Seu filho, também presente, estendeu a homenagem a todos os militantes históricos da esquerda brasileira assassinados pela ditadura, considerando que muitos deles teriam provavelmente seguido o mesmo caminho que Apolonio trilhou.

Segue o texto que a deputada Inês Pandeló leu na homenagem.
Apolônio de Carvalho. Um homem que pôde olhar o passado certo de que deu conta da sua tarefa muito além do que requeria o dever. Alguém dotado da rara capacidade de viver rigorosamente conforme as suas convicções, no caso, convicções socialistas.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Discurso de Renée France de Carvalho
na homenagem à Apolonio


"Apolonio abraçou e lutou pelo PT e, é claro, que ele teve alguns momentos de decepção como todo mundo tem, mas sempre ficou firme com o PT. E 32 anos depois essa homenagem que o Partido está prestando ao Apolonio é uma coisa que me emociona muito e eu agradeço a todos por essa homenagem", disse Renée em seu discurso no auditório do centro de eventos Brasil 21, totalmente lotado, onde foi aplaudida de pé.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Homenagem nos 32 anos do PT

A homenagem a Apolônio de Carvalho, que faria 100 anos no dia 9 de fevereiro, foi o momento mais emocionante da comemoração, em Brasília,  dos 32 anos de existência do PT.
Renée France de Carvalho sentou-se à mesa diretora do ato, de onde pode ouvir as frases carinhosas de Lula, sobre Apolônio e ela mesma, contidos em seu discurso, lido por Rui Falcão em sua ausência.
Após essa primeira homenagem, perto do encerramento do ato, a  Presidenta Dilma, ajudada pelo presidente do PT, entregaram a Renée um belo quadro contendo a ampliação da carteira de afiliação de Apolônio ao PT, primeira pessoa a se afiliar ao partido.
Muito emocionada, Renée agradeceu a homenagem e contou como tinha tido conhecimento do movimento em prol da criação de um partido dos trabalhadores, em uma visita sua à família, no Brasil, de sua presença num ato sindical metalúrgico em Santo André, de como ficara impressionada por essas  forças sociais ascendentes. Contou também que conversou muito com Apolônio sobre a criação do PT e de seu entusiasmo mas também hesitação: Apolônio considerava que  um partido necessita ter uma ideologia. De volta ao Brasil, logo após a  Anistia, integrou-se no movimento de fundação do PT, do qual tornou-se o primeiro afiliado. Apolônio e Renée permaneceram  no PT esses 32 anos, sofrendo algumas  decepções, mas tendo grandes alegrias. É interessante notar, também, que a Presidenta Dilma, em sua fala de encerramento, como que dialogou com Apolônio, falando a importância do PT, não apenas como o principal suporte de seu governo, mas também como mobilizador de massas e ator estratégico da luta cultural, pois os avanços sociais só  se fazem com pressão popular e com mudanças na cultura da sociedade.

Uma vida de lutas - Pouco antes da cerimônia de comemoração dos 32 anos de existência do PT, a Fundação Perseu Abramo organizou o lançamento do Livro de Renée France de Carvalho, Uma Vida de Lutas. Em poucos momentos, Renée autografou quase uma centena de livros, só interrompendo essa faina quando chamada para participar da mesa do ato comemorativo. Renée, em seu livro, conta sua trajetória de lutas, na França e no Brasil, junto com Apolônio. Além de sua qualidade e facilidade de leitura, o livro representa um importante momento do que poderíamos chamar de  "saída da sombra" das militantes revolucionárias brasileiras, trazendo um novo olhar, feminino, sobre a  rajetória das lutas sociais no Brasil e em particular, de suas organizações políticas.
O livro de Renée, acrescenta a sua visão política e à agradável narração de seu itinerário político,  um olhar até aqui ausente da literatura sobre as lutas politicas no Brasil, com inestimável importância para analistas do tema e historiadores.

Deputados irão homenagear os 100 anos de nascimento de Apolônio de Carvalho

Em 2 de abril, os deputados estaduais Simão Pedro, Rui Falcão e Adriano Diogo (todos do PT), irão homenagear os 100 anos de nascimento de Apolônio de Carvalho. A Sessão Solene irá acontecer às 10h na Assembleia Paulista. Leia mais »

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Matéria do Jornal Futura

Renato Rabelo: Apolônio de Carvalho, internacionalista completo

Existem questões que merecem toda atenção de nossa parte. Uma delas é o estudo da razão (ou das razões) de um movimento -- como o da luta pelo socialismo -- sobreviver há mais de 150 anos, apesar da mão implacável de inimigos com o poder, inclusive, de acabar com a vida humana em questão de minutos. Leia mais »

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Ítalo Cardoso celebra centenário de líder político

O vereador Ítalo Cardoso homenageou Apolônio de Carvalho, durante discurso no plenário, nesta quinta-feira. Hoje, se estivesse vivo, completaria 100 anos. Durante sua fala, Ítalo contou a história de militância e as barreiras que o sul-mato-grossense sofreu em busca de seus ideais políticos, como por exemplo, a prisão e dois exílios, na antiga União Soviética e na França. Leia mais »

Fundação Perseu Abramo homenageia Apolonio de Carvalho no aniversário do PT


Apolonio de Carvalho completaria 100 anos no dia 9/02 e para homenageá-lo, a Fundação Perseu Abramo levará ao Centro Brasil 21, em Brasília uma exposição especial de fotos e documentos sobre sua trajetória militante na Europa e no Brasil. Essa mostra integra o ato comemorativo político do 32º aniversário de Fundação do PT, que será realizado no dia 10/02.
     A exposição 100 anos de Apolonio de Carvalho – A trajetória de um libertário terá 33 painéis com fotos, documentos políticos, textos e a cronologia da vida militante de Apolonio. Esse arquivo faz parte de um amplo acervo reunido por Stela Grisotti e Rudi Böhm para a elaboração do documentário Vale a pena sonhar – lançado há mais de sete anos. O material foi coletado em arquivos da França, da Espanha e do Brasil, além do depoimento do próprio Apolonio ainda em 2002.
     Segundo Stela a exposição no Centro Brasil 21 é uma amostra de uma exposição multimídia maior – dividida em cinco blocos - que já circulou no Brasil e na França (integrou a programação do Ano do Brasil na França). Essa exposição mais completa com depoimentos em vídeo poderá ser conferida em São Paulo no Memorial da Resistência, em São Paulo, a partir do dia 31/03. Veja o convite »

Eventos são notícia


Veja a íntegra da matéria do Globo



Clique para ver a matéria do Estadão

Manifestações sobre o centenário


Clique para ver a matéria completa

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Lançamento do livro Uma vida de lutas


32 anos de PT

Doação do acervo


Centenário de Apolonio de Carvalho

Os amigos e companheiros de Apolonio de Carvalho fazem um chamado para as comemorações dos cem anos do nascimento desse grande militante da luta pela democracia e pelo socialismo.
A marca simbólica deste centenário é uma oportunidade para homenagear a figura pública de Apolonio e o seu legado de lutas e otimismo, que nunca abriu mão do sonho e da utopia. Um espelho para as novas gerações.