sexta-feira, 30 de março de 2012

Amanhã, homenagem a Apolônio no Memorial da Resistência

Amanhã, às 13h, o Memorial da Resistência apresentará a exposição Apolônio de Carvalho, a trajetória de um libertário. A mostra faz parte da homenagem aos 100 anos de nascimento de Apolônio e traz reproduções de fotografias, filmes, documentos, depoimentos, cartazes e objetos pessoais, que percorrem desde sua infância até os principais acontecimentos políticos e sociais do século 20.No evento também será realizado o lançamento em São Paulo do livro Renée France de Carvalho - Uma vida de lutas.
O Memorial da Resistência fica no Largo General Osório, 66 - São Paulo, o horário de funcionamento é de terça a domingo, das 10h às 18h. Período: de 31 de março à 1º de julho.

sexta-feira, 23 de março de 2012

Homenagem a Apolônio na Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados homenageou, na última sexta-feira, 16 de março, o militante revolucionário Apolônio de Carvalho, que se distinguiu por suas lutas contra o nazismo, pela democracia, pelos direitos dos trabalhadores e pelo socialismo. Como afirmou Jorge Amado, em frase lembrada pelo primeiro autor do requerimento de homenagem, o deputado Amaury Teixeira, do PT da Bahia, Apolônio foi considerado herói em três pátrias e em dois continentes.

quinta-feira, 22 de março de 2012

MODECON presta homenagem a Apolônio

O Movimento de Defesa da Economia Nacional comemora em 2012 seus 22 anos de luta em defesa dos interesses nacionais. Por essa ocasião, o MODECON atribuiu o título de "Defensor da Soberania Nacional" a Apolônio de Carvalho.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Renée na Livraria da Travessa

Renée autografa livro para sua amiga Rosalie
Nesta última quinta-feira, a Livraria da Travessa do Shopping Leblon foi cenário da noite de autógrafos do lançamento do livro de Renée no Rio de Janeiro. A noite de autógrafos começou às 19h30 e só terminou às 22h30, após o horário normal de fechamento da Livraria, tal foi a quantidade de pessoas presentes.
Num clima de amizade, emoção, reencontros e alegria, Renée e Marly Vianna autografaram mais de duzentos livros. O impacto desse evento não deve se limitar ao lançamento dessa obra. Pessoas que já o leram, no Rio, gostaram muito do livro, por sua narrativa fluente e agradável, mas têm posto em relevo sua forte inserção nos grandes momentos que marcaram a história do século passado, sua reflexão crítica e o fato de tratar-se, o que é raro nas biografias de militantes, de um olhar feminino sobre esses acontecimentos.

Confira mais imagens do lançamento em Instantâneos de vida.

terça-feira, 20 de março de 2012

Renée visita a Escola Nacional Florestan Fernandes

No proximo dia 23 de março Renée de Carvalho participará, a convite do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, de atividades na Escola Nacional Florestan Fernandes, em Guararema, na região metropolitana de São Paulo. Trata-se de um centro de educação mantido pelo MST, dedicado à formação de seus militantes. Ali promovem-se cursos voltados para a produção, o comércio e a gestão dos acampamentos e assentamentos, bem como discussões para estimular a capacidade crítica dentro da perspectiva de construção de um projeto popular para o país. O MST adquiriu uma cota significativa da primeira edição de Uma Vida de Lutas para fazer circular entre seus militantes e Renée falará sobre sua experiência de vida e da longa e frutífera convivência de Apolônio de Carvalho com esse importante movimento social.

sábado, 17 de março de 2012

Apolônio no Memorial da Resistência

No dia 31 de março, o Memorial da Resistência de São Paulo apresentará a exposição Apolônio de Carvalho, a trajetória de um libertário, composta por cerca de 30 painéis com fotos, documentos, cartazes e textos que percorrem a história de Apôlonio de Carvalho (1912, Corumbá, Mato Grosso do Sul – Rio de Janeiro, RJ, 2005) desde a sua infância em Corumbá, passando pelos principais acontecimentos políticos e sociais do século XX, como a Insurreição de 1935, a Guerra Civil Espanhola, a Resistência Francesa contra o nazismo, a luta contra a ditadura militar, o exílio, a anistia e a reconstrução democrática no Brasil. Esta mostra presta uma homenagem aos 100 anos de nascimento deste “internacionalista” cuja trajetória inclui as mais importantes lutas libertárias ocorridas no Brasil e na Europa no século XX, afirma Stela Grisotti, curadora da mostra.

quinta-feira, 15 de março de 2012

Câmara dos Deputados faz homenagem a Apolônio

Apolônio de Carvalho será homenageado no Plenário da Câmara dos Deputados no dia 16 de março, às 15h. A solicitação para Sessão Solene partiu dos parlamentares Amauri Teixeira (PT-BA) e Fernando Ferro (PT-PE). René Louis de Carvalho representará a família de Apolônio no evento.

domingo, 4 de março de 2012

Lançamento de Uma Vida de Lutas no Rio de Janeiro

Editora Fundação Perseu Abramo lança  “Renée France de Carvalho - UMA VIDA DE LUTAS”

Lançamento no Rio de Janeiro da obra que contextualiza a vida militante de Renée de Carvalho, acontece na Livraria da Travessa e na Assembleia Legislativa do Rio


No dia 15 de março, na Livraria da Travessa, a Editora Fundação Perseu Abramo lança “Renée France de Carvalho - UMA VIDA DE LUTAS”, obra que retrata a história de resistências à opressão que Renée viveu, em especial ao lado de Apolônio de Carvalho – importante figura da história nacional recente, por seu ativismo político e afronto à ditadura, bem como em sua participação na fundação do PT, e com quem Renée compartilhou 62 anos de vida, convicções e lutas. A mesma obra também terá seu lançamento comemorado no dia 26 de março, na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.

Com prefácio assinado por Luiz Inácio Lula da Silva, o livro detalha as mais importantes passagens de Renée, membro ativo da Resistência francesa ao nazismo, nascida na Marselha de 1925. Ainda sem a maioridade, mas já com a bravura destemida de militante, Renée se viu colhendo dinheiro, aos 11 anos pelas ruas da cidade, em assistência aos operários da greve de 1936. Tempos depois, já participava da resistência como guerrilheira, na luta contra o nazismo. Sempre à frente com uma visão analítica acerca do mundo, Renée sentiu na pele a inquietação por perceber a separação real entre os ideais de igualdade e a dura realidade que, o tempo todo, lhe saltara à vista. Fosse à Europa da Frente Popular ou no Brasil de 1947, ano de sua chega ao país, Renée mantivera firme sua análise crítica – vista constantemente no livro, que também retrata a mulher doce, apaixonada e protagonista de uma das mais belas histórias de amor vividas em meio às lutas pela revolução. Com Apolônio, Renée viveu a ditadura, a clandestinidade, o exílio e a satisfação de vivenciar, com ele, o nascimento do Partido dos Trabalhadores (PT).

Lula corrobora a importância histórica e social da obra, em seu prefácio. “A narrativa sobre sua vida se converte, aqui, numa peça muito preciosa de formação política, resgate histórico, educação para a cidadania. Vale também como profunda reflexão sobre as dificuldades femininas na luta política, neste momento em que o país possui, pela primeira vez, uma mulher conduzindo os destinos da República. A vida de Renée é uma empolgante história de coragem. Muito mais que isso: é a história de outra mulher vencedora.”

Leitura imprescindível para os que se interessam pela história recente do país, o livro vai além do simples conceito de obra biográfica, e marca efetivamente a militância de toda uma geração – e, em principal, de uma geração feminina. Renée, aqui, simboliza todas as mulheres que bravamente buscaram a luz em meio à sombra opressora.

“Renée France de Carvalho - UMA VIDA DE LUTAS”, produzido sob a organização de Marly Vianna, René Louis de Carvalho e Ramón Peña Castro, teve seu lançamento oficial durante o ato político comemorativo aos 32 anos de existência do PT, bem como aos 100 anos de Apolônio de Carvalho, no dia 10 de fevereiro. A celebração aconteceu em Brasília, no Centro de Eventos Brasil 21. Agora, nos dias 15 e 26 de março, o livro será recebido no Rio de Janeiro, cidade onde atualmente reside a autora.