sexta-feira, 23 de março de 2012

Homenagem a Apolônio na Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados homenageou, na última sexta-feira, 16 de março, o militante revolucionário Apolônio de Carvalho, que se distinguiu por suas lutas contra o nazismo, pela democracia, pelos direitos dos trabalhadores e pelo socialismo. Como afirmou Jorge Amado, em frase lembrada pelo primeiro autor do requerimento de homenagem, o deputado Amaury Teixeira, do PT da Bahia, Apolônio foi considerado herói em três pátrias e em dois continentes.

Apesar de se tratar de uma sexta-feira à tarde, compareceram à cerimônia em Brasília várias representações sindicais locais. Vanuza Sales, diretora do Sindicato dos Professores, também fez questão de saudar Apolônio. Apesar da assistência restrita, o clima da homenagem foi de grande emoção, com os deputados Amaury e Fernando Ferro (PT-PE) relembrando os momentos em que estiveram com Apolônio durante o processo de construção do PT. Apolônio foi também homenageado pela líder do PT na Câmara Distrital de Brasília, Arlete Sampaio, e por Maria Prestes, viúva do revolucionário Luís Carlos Prestes. Muito emocionado, o representante da família presente à homenagem agradeceu esse reconhecimento da trajetória de lutas de Apolônio e propôs estendê-lo a outros militantes, como Mário Alves, Carlos Marighela, Davi Capistrano, Mário Lago e Nelson Werneck Sodré, que também tiveram comemorado recentemente seu centenário ou o farão no decorrer deste ano e do próximo.

Em sua fala, Maria Prestes afirmou: "Apolônio foi uma referência para o movimento comunista brasileiro e internacional. Participou da resistência durante a Guerra Civil espanhola, foi ativo militante da ANL, foi militante do PCB, foi perseguido pela ditadura, foi fundador do PT. Um homem que contribui sobremaneira para a defesa dos trabalhadores brasileiros. O conheci pessoalmente durante as batalhas que travamos enquanto militantes comunistas e posso dizer que era um companheiro fiel aos seus ideais e que contribuiu para a divulgação das ideias socialistas e para a democratização do Brasil."

Confira o vídeo completo da sessão de homenagem.

0 comentários:

Postar um comentário