quinta-feira, 19 de abril de 2012

Renée de Carvalho deu corpo ao mundo das ideias

Li com muita emoção e lágrimas o pungente depoimento de Renée, em Uma vida de lutas, que considero um dos mais preciosos livros que li em meus setenta anos de vida.

É importante ressaltar que, enquanto pesquisadora social, pude apreciar o livro como um rico testemunho de um período histórico fundamental para a história brasileira e internacional. Os testemunhos da autora tornaram esse período de nossa história cheio de vida, transmitindo-nos dados que servirão de base para posteriores estudos e análises.

No entanto, esse livro tem para mim um valor pessoal e humano que vai muito além de seu valor científico e histórico, e é sobre isso que gostaria de tecer alguns comentários.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Memorial da Resistência homenageia Apolônio e Renée de Carvalho

A tarde do sábado 31 de março reuniu no Memorial da Resistência de São Paulo inúmeros amigos/as, companheiros/as de Renée e de Apolonio de Carvalho, além de admiradores de ambos para uma conversa informal, a visitação da exposição “Apolônio de Carvalho, a trajetória de um libertário”, o lançamento do livro de Renée - Uma vida de lutas -, e para a projeção do filme Vale a Pena Sonhar.

A exposição teve curadoria de Stela Grisotti e Rudi Böhm, que também dirigiram o filme Vale a Pena Sonhar sobre a militância de Apolonio de Carvalho.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Centenário de Apolônio no "Seu Jornal"

Matéria no programa Seu Jornal sobre a série de eventos em homenagem ao centenário de Apolônio de Carvalho exibe um trecho do documentário Vale a pena sonhar de Rudi Böhm e Stela Grisotti, e depoimento de Renée France de Carvalho durante o lançamento de seu livro, Uma vida de lutas.

Confira o vídeo

terça-feira, 3 de abril de 2012

MST faz homenagem a Renée



Os militantes da Direção Nacional do MST, composta por companheiras e companheiros de 23 estados, fizeram uma homenagem à militante socialista e lutadora do povo Renée France de Carvalho, de 87 anos, na Escola Nacional Florestan Fernandes, em Guararema-SP, na sexta-feira (23/3).
Durante o ato, Renée fez um relato da sua trajetória de luta e resistência na França e no Brasil. Ela plantou uma muda de árvore, como forma de deixar suas raízes no centro de formação, e concedeu autógrafos de seu livro Renée France de Carvalho - Uma vida de lutas, lançado este ano pela editora Fundação Perseu Abramo.

domingo, 1 de abril de 2012

Dia 2 de abril, homenagem na Alesp

Apolônio de Carvalho será homenageado amanhã, em sessão solene realizada na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. A comemoração do centenário do nascimento de Apolônio na Alesp acontecerá por iniciativa dos deputados do PT Simão Pedro, Rui Falcão e Adriano Diogo.

Quando: 2 de abril, às 10h.

Local: Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
Plenário Juscelino Kubitschek
Av. Pedro Álvares Cabral, 201 – Ibirapuera – São Paulo